Como Aumentar o Foco de Forma Simples e Objetiva

Você sabe como manter o foco?

Sua capacidade de saber como manter o foco em seus objetivos determina 90% do seu sucesso. Simples e prático.

Como Aumentar o Foco?

Como Aumentar o Foco de Forma Simples e Objetiva

Saber como manter o foco é uma habilidade essencial, porque quando você está focado em algo, significa que você está com um objetivo (sim, um!) em mente e logo, irá trabalhar para fazer acontecer.O foco nada mais é que abdicar de um conforto de deixar a mente se direcionar para qualquer coisa e estar continuamente pensando e direcionando esforços em direção à realização de algo.

Logo: Manter o Foco = identificar o quê é melhor para nossa vida = trabalhar para atingir o objetivo em mente = Ter maiores chances de realizar aquele objetivo.

É simples e prático, mas não é fácil.

É literalmente fácil NÃO focarmos no que precisamos. Esse fato na física, se chama Entropia, que é a capacidade natural das coisas tenderem ao caos. Uma vez entendido isso, fica fácil entender a responsabilidade que é ter objetivos, porque é um fluxo constante de energia em direção ao que você quer, um estado de alerta que vale muito a pena pelos resultados que produzem. A questão é o quanto você está disposto a “pagar” para atingir o que você quer!

Antes de nos aprofundarmos na questão de “como manter o foco”, vamos nos aprofundar no quê e no por quê, eles sim nos trarão a clareza mental que irá nos ajudar a conquistar mais:

Foco é a capacidade de escolher o que você fará – em uma ampla visão de vida, ou até mesmo no nível cotidiano de tarefas – a partir do que foi planejado. Num contexto bem global, antes de se escolher qual atividade você fará e irá focar, é necessário descobrir qual sua missão de vida.

Caso não tenha lido, recomendo fortemente que pause a leitura e vá ler o artigo que eu escrevi sobre como ter sucesso.

Mas qual a relação de um propósito de vida e sua capacidade de manter o foco? Simples, para focar na melhor coisa, você precisa saber o impacto que a longo prazo aquela tarefa terá, uma vez concluída. O que melhor a longo prazo, que uma missão de uma vida ? Desconsidere estar focado no que você quer e considere focar no que deve fazer.

Não vou me estender nesse assunto, mas a questão é: o que adianta estar focado em jogar um videogame se o meu propósito de vida é diminuir ou extinguir a fome no mundo? Captou? Ter foco é saber que deve-se focar na coisa certa e nem sempre focar em como fazer algo muito bem (Eficácia > Eficiência).

Exemplo Na Vida Real

Como Aumentar o Foco de Forma Simples e Objetiva

Enquanto escrevo esse post, há uma senhora sentada ao meu lado conversando com uma senhorita que está de pé do meu outro lado, sobre coisas aleatórias da vida. Posso afirmar que estou focado, porquê ela brincou comigo no início, eu ri, mas continuei na minha tarefa, porque sei que esse post faz parte da minha missão de vida e a conversa não irá me agregar nada.

É preciso ter muita noção do seu dia a dia e não sair aceitando todas as condições que a vida te oferece. Não me leve a mal, não estou sendo mal educado ou sugerindo que você seja anti social, estou te dizendo que é preciso saber o que se quer e ir em direção à esses objetivos, independente das circunstâncias que nos acontecem no dia a dia.

Isso nos faz pensar em coisas que não queremos fazer, por não ser algo que nos traz valor (não monetário). Dizer não às coisas que não se adequam aos seus objetivos, sejam elas distrações internas (como pensamentos, crenças, etc) e externas (convites, pedidos, interrupções, mensagens, etc) é fundamental para sua felicidade, não se desgaste por medo ou zona de conforto de não querer dizer “Não”.

Manter o foco é também a capacidade de saber dizer não a si mesmo, mesmo que lhe falte vontade de fazer a atividade, levantar pela manhã ou fazer coisas chatas em sua rotina diária, fazer querendo ou não, motivado ou não. A paixão e emoção do momento sempre vão te dar a resposta errada, já dizia Will Smith.

É o foco, também, que fará você expandir seus conhecimentos, diminuir a zona de conforto e te aproximar de onde você quer chegar, estando confortável ou não.

Uma estratégia prática para manter o foco é entender o valor emocional de um objetivo. Um pai que tem um filho recém nascido atribui muito mais emoção em conseguir uma vida melhor que um jovem de 20 anos que só quer melhorar de vida (mas que não determina o resultado final), logo o propósito do pai é mais nobre e dará muito mais energia ao pai que ao jovem, reforçando a importância de um propósito.

Porque Você Ficará Focado?

Exemplo prático disso são compromissos importantes e inadiáveis que você tem no dia seguinte pela manhã, você levanta no horário e mesmo que não esteja muito afim, você sente uma energia, uma urgência de fazer acontecer.

Óbvio que o sentimento é mais gostoso se atribuirmos uma emoção forte e motivadora para usarmos no nosso dia a dia. Parece besta, mas com esse pequeno truque, a quantidade de energia e foco que você obterá é bem grande !

Logo, a maneira mais efetiva de manter o foco e conquistar coisas, é ter um forte motivo para fazer aquilo. Lembre-se de sua individualidade e saiba reconhecer que o que é importante para você, pode não ser para outra pessoa, por isso existe um risco que as pessoas riam de você, mas não desanime porque isso faz parte do processo.

E você, como faz para manter o foco?

Plano de Ação:

  1. Identifique seu por quê, sua missão de vida aqui.
  2. Identifique o que você precisa focar para cumprir essa missão de vida.
  3. Atribua uma grande emoção ao seu objetivo final, isso irá refletir no seu dia a dia.
  4. Rale pra caramba.
  5. Aplique esse plano de ação !

Obs: Não se esqueça de enviar esse post à um amigo que precisa ler isso !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *