O Que é Marketing Multinível e Como Funciona Na Prática

O Que é Marketing Multinível e Como Funciona Na Prática

O Que é Marketing Multinível?

O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede ou MMN, é um modelo de negócio legítimo que utiliza a venda direta e os relacionamentos como métodos de venda de produtos e/ou serviços de uma empresa.

Em um modelo de marketing multinível típico, associados individuais (muitas vezes chamados de distribuidores ou divulgadores) atuam como representantes da empresa e recebem uma comissão com base no volume de produtos e/ou serviços que são vendidos, como resultado dos seus próprios esforços e dos esforços de sua organização.

Fazendo um paralelo com os modelos tradicionais de marketing…

Marketing Online – explora o ambiente da web para vender produtos e serviços

Marketing Multinível – É o modelo de negócios que movimenta bens e serviços diretamente do fabricante para a mesa do consumidor através de uma ‘rede’ de distribuidores independentes.

Ou seja, o Marketing Multinível é apenas mais uma maneira de fazer chegar produtos e serviços ao mercado consumidor.

Está claro para você até aqui? Espero que sim :)

Como Funciona o Marketing Multinível Na Prática?

Do ponto de vista da empresa…

Assim como qualquer outra empresa que vende bens ou serviços, o objetivo final de uma empresa que usa o marketing de rede em seu modelo de negócios é fazer vendas, manter e aumentar a sua base de clientes.

Para uma empresa que usa outros métodos de marketing (mais convencionais) para vender seus produtos e serviços para o público geral, há normalmente uma grande quantidade de custos associados com a publicidade e distribuição desses produtos e serviços (ou seja, os intermediários são responsáveis por uma grande parte do custo que o consumidor irá pagar).

Já para uma empresa que opta por usar o marketing multinível como método, os intermediários são eliminados e ela vende diretamente (daí venda direta) ao cliente consumidor.

Esses consumidores (que se interessam pela oportunidade de negócios) usam indicações e uma abordagem boca a boca (seja ao vivo, online, por telefone ou correspondência) para desenvolver a sua base de clientes.

Isso é bom para a empresa, pois economiza com intermediários e campanhas publicitárias caras. E o dinheiro, que normalmente iria para esses intermediários e publicidade, pode ser utilizado para premiar os operadores do setor (distribuidores, associados, afiliados, etc) com uma comissão por ajudarem a empresa a realizar vendas.

Do ponto de vista do empreendedor (distribuidor, associado, divulgador, afiliado, etc)…

Há uma série de benefícios para se desenvolver uma atividade baseada no marketing multinível. Indiscutivelmente, o maior atrativo para os empreendedores que iniciam uma atividade como essa é o baixo investimento inicial e o potencial de renda residual que esse tipo de oportunidade permite.

Outro grande atrativo é a qualidade de vida, uma vez que o negócio normalmente é conduzido a partir de casa, o que permite ao empreendedor passar mais tempo com a família, evitar os riscos e desgastes do trânsito e ganhar em produtividade.

É verdade que a maior parte das pessoas que trabalham com marketing multinível o faz em tempo parcial, para complementar a renda e/ou poupar para uma aposentadoria mais tranquila.

Marketing Multinível é Pirâmide?

Como explicado acima, o marketing multinível é um método de comercialização de produtos e serviços.

Um esquema em pirâmide é um modelo comercial não sustentável que envolve basicamente a permuta de dinheiro pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema, sem que qualquer produto ou serviço seja entregue.

Em todos os ramos, existem os bons e os maus:

  • Bons mecânicos, maus mecânicos
  • Bons professores, maus professores
  • Bons médicos, maus médicos
  • Bons restaurantes, maus restaurantes
  • Bons cantores, maus cantores
  • Bons arquitetos, maus arquitetos
  • Boas empresas, más empresas
  • Bons políticos, maus políticos

E assim funciona em todas as áreas da economia e da sociedade.

Assim como algumas empresas usam o modelo de marketing multinível para enganar pessoas, outras empresas (e pessoas) usam o modelo do telemarketing, o modelo do marketing esportivo, o modelo do marketing online e outros modelos para… enganar pessoas.

O que você pode discutir são as pessoas, não o modelo. As empresas são discutíveis, não o modelo. O modelo não está em discussão; ele é legítimo, reconhecido e comprovado, queiram os críticos ou não.

Saturação: sempre haverá crises financeiras, por essa razão, sempre existirão pessoas em busca de oportunidades. Sendo assim, jamais o mercado irá saturar, até porque nenhuma organização irá comportar todos os habitantes do planeta (como alguns críticos do modelo multinível sugerem); algumas pessoas vão se tornar médicos, advogados, diaristas, dançarinos, professores e não vão se interessar pelo marketing multinível.

Espero ter esclarecido um pouco mais à comunidade online (e, principalmente, a você) sobre esse modelo de negócios. Se tiver outras dúvidas, não espere, não hesite, escreva abaixo na área de comentários, combinado?

Se tiver interessado em usar a internet para alavancar o seu negócio de marketing multinível, recomendo que clique aqui e conheça um curso completo que ensinará você a implementar o poder do marketing digital no seu negócio de multinível.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *